Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Seminário mostra pioneirismo do MST no plantio de arroz orgânico

Conhecido em vários países de mundo como uma referência na produção de arroz orgânico, o exemplo do Movimento Sem Terra (MST) será um dos destaques do Seminário Rumos para a Sustentabilidade, que ocorre no próximo dia 24, a partir das 18h30min, no Cirkula, Av. Osvaldo Aranha, 522, Bairro Bom Fim, Porto Alegre. Os palestrantes são Andreas Hernandez, professor e chefe do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade Marymount Manhattan em Nova Iorque e Ricardo Diel,engenheiro agrônomo que atua em Agroecologia e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mediação do professor da UFRGS, Guilherme Radomski.

O Seminário debate iniciativas de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e regeneração ambiental em escalas amplas, servindo de contraponto ao padrão produtivista,este último muito divulgado pela mídia tradicional. O professor Andreas Hernandez  analisará quatro estudos-experiências de desenvolvimento sustentável bem sucedidos.

Os casos incluem: Ecologia Industrial na Dinamarca; o Movimento de Ecovilas Senegalês; Direitos da Natureza na legislação da Nova Zelândia e cooperativas agroecológicas no Brasil. A avaliação destes casos oferece uma visão de como as iniciativas de desenvolvimento sustentável podem ser levadas a escalas mais amplas e como as civilizações podem navegar em direção à sustentabilidade e à regeneração ambiental.

Já Ricardo Diel apresentará realizações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul, responsável por um dos maiores e mais elaborados sistemas agroecológicos do planeta. O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e serve de modelo para os agricultores em outras regiões do mundo. A palestra examinará a história e a prática da agroecologia no RS.

Currículo dos palestrantes

Além de professor e chefe do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade Marymount Manhattan, Andreas Hernandez é doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Cornell. Seus escritos e filmes têm como foco o desenvolvimento sustentável e o papel das worldviews na mudança social.

O engenheiro agrônomo Ricardo Die tem mestrado em agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua ainda na Coptec, Emater, Instituto Riograndense de Arroz e com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

O mediador Guilherme Radomsky é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS. Autor do livro O poder do selo: imaginários ecológicos.

A organizçaão do seminário é do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS, com apoio da Tomo Editorial.

Por: EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: